ASSEMBLEIA GERAL APROVOU, POR UNANIMIDADE, AS CONTAS DA SASDERBA E O RELATÓRIO DE 2017

 

Assembleia Geral aprovou o Relatório Anual e as contas da Sasderrba de 2017. Foto: Lu Serafim.

Acatando parecer do Conselho Fiscal, a Assembleia  Geral  Ordinária da Associação dos Servidores da SIT e Derba (Sasderba) aprovou nesta quarta-feira (dia 31), por unanimidade e sem restrições o Balanço Geral e   Demonstrativo das Contas do Exercício Fiscal de 2017 e Demais Documentos Contábeis. Desse modo, foi também aprovado o Relatório Anual de 2017 da entidade,  que detalha as ações das Gerências Financeira e Assistencial, além das Assessorias de Comunicação Social e Jurídica.

Assinam o parecer os Conselheiros Carlos Alberto Dantas Mendes (presidente), Jader Rebouças (membro) e Valdomiro Neves Medeiros (secretário). Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Conselho de Administração, Osmar Freire Guimarães. O gerente-geral da Sasderba, Nilton Borges Ramos, observou que 2017 foi um ano importante para família derbiana, porque marcou o centenário do Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia, o antigo Derba, extinto em 28 de fevereiro de 2015 pela reforma administrativa do governador Rui Costa, e deixando a Bahia  órfã de sua importante autarquia do rodoviarismo estadual.

No dia em que foi empossado para mais um triênio (2018-2020) à frente da Sasderba, Nilton Ramos lembrou que a entidade entrou em colapso financeiro em 1991, quando o Governo do Estado rompeu, de forma unitaleral, o convênio que garantia à entidade o repasse de recursos do Derba, sem contar com débitos pré-existentes de impostos como o IPTU. Contudo, lembrou o dirigente, a Sasderba foi à luta e,só agora , obteve na Justiça o ressarcimento pela extinção ilegal do convênio.

“Estamos na iminência de receber uma parte do precatório, no valor de R$ 37,5 milhões, dinheiro para fazer caixa na Sasderba e tocar com tranqüilidade os próximos anos, desde que a Associação seja bem administrada no presente e no futuro”, informou Nilton Borges. Esse valor, no entanto, precisa ser negociado com empresas interessadas em comprar o precatório, com o deságio que seja mais vantajoso para a Sasderba, uma vez que, pela lei, o Governo do Estado tem até 2022 para quitar os precatórios (dívidas dos Estados reconhecidas judicialmente).

O diretor-geral disse ainda que, com a entrada de novos recursos, “torna-se mais do que necessário uma discussão aprofundada sobre a Sasderba, e seus  novos rumos, podendo ser ampliado o quadro de associados, com a mesma oferta de uma assistência médica, odontológica e social da melhor qualidade. Depois de Nilton Ramos, a gerente financeira da Sasderba, Luciana Serafim, apresentou o relatório financeiro de 2017, e a gerente assistencial, Sheila Muricy, as ações da assistência médica, odontológica e social, com ênfase para a ampliação e interiorização do Programa de Qualidade de Vida da Sasderba, cujo carro-chefe é a moderna Clínica de Medicina Quântica e Ortomolecular. Já o jornalista Elieser Cesar leu o relatório da Ascom, com destaque para a publicação do livro O Derba e os 100 anos do Rodoviarismo Baiano, de sua autoria. O advogado Jaime Cunha apresentou o relatório da Assessoria Jurídica, dirimindo dúvidas das pendências judiciais.

POSSE DOS CONSELHEIROS

A Assembleia Geral Ordinária foi encerrada com a posse dos Conselheiros da Sasderba, eleitos em novembro do ano passado para o triênio 2018-2020. Nilton Borges Ramos foi empossado para mais um mandato como gerente-geral. Para o Conselho de Administração tomaram posse: Osmar Freire Guimarães (presidente), Eraldo Souza, Antero Nunes de Azevedo Filho e Otaviano Silva de Oliveira, mais os suplentes Maria Solange dos Santos, Júlio José Barbosa Garcez, Mário Silva Santos, Balbino Aleluia e Geraldo Batista dos Santos. Para o Conselho Fiscal foram empossados Carlos Alberto Dantas Mendes (presidente), Adalgizo Lopes Ribeiro e Eianilde Santos Rego, além dos suplentes Saulo Pontes, Valdomiro Neves Medeiros e Antônio Batista Machado.

Vejam mais fotos de Lu Serafim:

Nilton Borges Ramos lê relatório

Luciana Serafim apresenta contas.

Sheila Muricy faz o balanço da Gerência Assistencial.

Elieser Cesar relata as ações da Ascom.

Jaime Cunha dirime dúvidas sobre processos judiciais.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook